quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Núncio apostólico lança livro na sede da CNBB nesta quarta-feira


A coragem de anunciar Cristo – Caminho, Verdade e Vida". Este é o título do novo livro que o núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, lança nesta quarta-feira, 1º de dezembro, às 16h30, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O ato de lançamento, aberto à imprensa, contará com a presença dos bispos do Conselho Episcopal Pastoral da CNBB (Consep), que concluirá, amanhã, sua última reunião do ano.

Publicada pela Editora Paulus, a obra reúne mais de 30 homílias do núncio tratando de diversos temas que tocam os desafios da Igreja em nosso país. As reflexões nasceram das missas presididas pelo religioso na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, nas suas Assembleias Gerais e na Nunciatura Apostólica.

"Acredito que a coleção destes textos, pronunciados no espaço de sete anos e meio de serviço à Igreja como Núncio Apostólico no Brasil, adquire um valor que vai além do contingente e da efeméride transitória e se eleva, projetando-se num horizonte amplo e aberto, para o maior proveito não só dos destinatários diretos, os bispos, mas também de muitas outras pessoas, como os sacerdotes, os religiosos, as religiosas e os leigos, que podem ter interesse em ouvir uma palavra de referência e reflexão", afirma dom Lorenzo.

A primeira mensagem apresentada trata sobre a missão de evangelizar e, como todas as outras presentes na obra, foi fielmente transcrita assim como foi pronunciada. Além disso, a obra disponibiliza a data, o local e a ocasião em que a homilia foi proferida, informações que contribuem ainda mais para estabelecer uma maior proximidade entre o autor e leitor.

A apresentação da obra é feita pelo cardeal arcebispo de São Paulo dom Odilo Pedro Scherer, que destaca a atuação do núncio no Brasil. O livro possui 208 páginas, custa R$ 15 e pode ser adquirido nas livrarias Paulus.

O autor

Dom Lorenzo Baldisseri nasceu em Barga (Lucca), arquidiocese de Pisa, Itália, em 29 de setembro de 1940. Foi ordenado presbítero em 29 de junho de 1963. Ordenado arcebispo titular de Diocletiana em 15 de janeiro de 1992. É doutor em Direito Canônico. Na carreira diplomática, foi Secretário das Nunciaturas Apostólicas da Guatemala, Japão, Paraguai, França, Brasil e Zimbábue; encarregado de Negócios, interinamente, na Nunciatura Apostólica do Haiti (16/01/1991); núncio apostólico no Haiti (15/01/1992), Paraguai (06/04/1995), Índia e Nepal (18/06/1999). É núncio no Brasil desde 12 de novembro de 2002.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário