sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Uma noite para dizer graças a Deus

Fiéis lotaram Marco Zero para agradecer bênçãos recebidas

Católicos, protestantes, evangélicos, pessoas de todas as religiões tomaram o Marco Zero na noite desta quinta-feira (25), para agradecer a Deus as bênçãos recebidas, durante as comemorações do Dia Nacional de Ação de Graças. O evento aconteceu pelo terceiro ano consecutivo na capital pernambucana e levou ao palco, montado no Bairro do Recife, atrações como o Padre João Carlos, o cantor gospel PG e Silvério Pessoa, que abriu a celebração com o hino de Pernambuco e a oração de São Francisco.

Para o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, a data reforça a necessidade diária de lembrar o significado da gratidão na vida de cada pessoa. “Recebemos tantas coisas de Deus... Nossa família, nossos amigos, nossa formação, e muitas vezes esquecemos de agradecê-lo por isso. O Dia de Ação de Graças serve exatamente para que nunca esqueçamos desta relação. Para que a gratidão se torne uma coisa corriqueira em nossas vidas”, ponderou.

As bênçãos recebidas foram o motivo da presença da aposentada Nadja Soriano de Santana, 71 anos, no Marco Zero. “Saí de Maranguape II até o Centro só para agradecer por tudo o que tenho recebido em minha vida. Meus filhos conseguiram empregos e eu venci um problema de saúde. Tive um negócio no coração e quase precisei ser operada. Mas Deus foi maior e me curou sem a necessidade de cirurgia”, contou emocionada.

Este ano, a organização do evento e o Comando Militar do Nordeste (CMNE) articularam a arrecadação de alimentos para o Natal sem Fome dos Sonhos, organizado pela Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida. Até a noite de ontem, 25 toneladas de alimentos já haviam sido contabilizadas. O material servirá para atender às vítimas das chuvas e das enchentes em Pernambuco, ocorridas no mês de junho.

Data - O Dia Nacional de Ação de Graças foi oficialmente instituído no Brasil no ano de 1949, pelo então presidente Eurico Gaspar Dutra. Atualmente, é comemorado sempre na 4ª quinta-feira de novembro. A data consta nos calendários oficias do Recife e de Pernambuco, por força de leis (17.620/10 e 13.745/09).

A data também é comemorada em outros países, especialmente na América do Norte. Nos Estados Unidos, o “Thanksgiving” é um feriado nacional e mobiliza governo, associações, escolas e famílias, que se unem em grandes festas e refeições, onde degustam o peru, tradicional prato da festa. Outro país que celebra o Dia de Ação de Graças é o Canadá. Lá, a data é lembrada na segunda semana de outubro. Sempre às segundas-feiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário