segunda-feira, 8 de novembro de 2010

"Sois um ícone para a Igreja" diz arcebispo a dom Eugenio


“Vossa Eminência soube colocar em prática o vosso lema episcopal, gastando-se inteiramente ao povo de Deus. E hoje, com o espírito vigoroso, sois ícone para a Igreja destes tempos”. Com estas palavras o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, saudou dom Eugenio Sales, cardeal emérito da mesma arquidiocese, por ocasião de seu 90º aniversário natalício, na manhã do último sábado, 6, em Santa Missa celebrada na Catedral de São Sebastião no Rio de Janeiro (RJ).

A Santa Missa foi presidida por dom Orani e concelebrada por seis cardeais, entre eles dom Geraldo Magella Agnelo, arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil; dom Cláudio Hummes, prefeito emérito da Congregação para o Clero, arcebispos, bispos e sacerdotes do clero carioca e de outras dioceses. Também estiveram presentes autoridades civis e de outras confissões cristãs, como da Igreja Bielo-Rússia, e de outras religiões como as judaicas e muçulmanas.

Durante a homilia, o Bispo auxiliar emérito da Arquidiocese do Rio de Janeiro, dom Karl Josef Romer, lembrou que a atuação de dom Eugenio foi abençoada em toda a arquidiocese e em parte da Igreja do Brasil, e como o Apóstolo Paulo, ele pode dizer “sede meus imitadores como eu sou de Cristo”.

Ainda no seu discurso, o bispo auxiliar lembrou a trajetória eclesial de dom Eugenio e destacou o seu entusiasmo e esforço em formar o homem moderno, sobretudo colocando em prática as experiências vividas durante o Concílio Vaticano II, da qual foi participante. “Sua clarevidência não cedia a grupos dispostos a impor radicalismos alheios à natureza da Igreja. Quando não poucos se calavam para não serem taxados de conservadores, dom Eugenio manteve a força de espírito”, afirmou dom Romer lembrando a firmeza do cardeal emérito.

“Não bajulava os denominados progressistas, pois sabia corrigir aqueles que, angustiados, enclausuravam-se em falsas preocupações de salvar qualquer tradição”, lembrou o bispo citando uma das mais altas qualidades de dom Eugenio: a sua fidelidade e obediência à Santa Igreja.

Logo depois, um grupo de crianças apresentou uma coreografia. Um vídeo contando a sua história de vida foi exibido para toda a assembleia, e em seguida, a cantora Elba Ramalho interpretou a musica Asa Branca, preferida por dom Eugenio.

Após as homenagens, dom Orani, ressaltou a carta enviada pelo Decano do Colégio Cardinalístico, o cardeal Angelo Sodano, assim como a carta do Núncio Apostólico Dom Lourenzo Baldisseri, ambos felicitando dom Eugenio pelos seus 90 anos de idade e pelo serviço prestado à Igreja. Em seguida, o arcebispo leu a carta autógrafa enviada pelo Papa Bento XVI que lembrou dom Eugenio como “referencial para a Igreja do Brasil, principalmente para as novas gerações de ministros ordenados”

Ao final da celebração, dom Eugenio Sales foi encaminhado até o ambão onde agradeceu a Deus o dom da vida. “Eu perguntei a mim mesmo 'como eu poderia agradecer?' e encontrei a resposta. Lembrei que na linguagem bíblica, agradecimento se diz “Eucaristia”. Cristo é a Eucaristia, a nossa maior gratidão ao Pai. Em Cristo eu agradeço a todos” disse o cardeal.

Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário