quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Site da 106ª Festa do Morro é lançado


Já está no ar o site da 106ª Festa de Nossa Senhora da Conceição, que acontece entre os dias 29 de novembro e 08 de dezembro, no Morro da Conceição, em Casa Amarela, Recife. Para conferir a programação e conhecer um pouco mais da história de devoção à Nossa Senhora, os fieis podem acessar o site: www.morrodaconceicao.com.br e seguir o twitter @festadomorro.

Em todo período em homenagem à Virgem da Conceição, são realizadas diversas missas, novenas e a tradicional peregrinação ao morro pelos fiéis, devotos e população em geral. A festa atualmente se constitui no maior evento religioso do Estado de Pernambuco, reunindo cerca de 700 mil pessoas ao longo dos nove dias, “um exemplo de fé e humildade cristã, que é o elemento necessário à sobrevivência material e espiritual do povo brasileiro”. (FUNDAJ, 2003).

O número de pessoas que vão ao péss da imagem de Nossa Senhora da Conceição prestar homenagens vem crescendo a cada ano. Durante os dias da festa, romeiros de vários bairros do Recife e diferentes cidades sobem as ladeiras do morro. No ano passado, o balanço da Polícia Militar de Pernambuco estimou a presença de mais de 700 mil fiéis, numa tradição que completa 106 anos em 2010.

O evento já faz parte do calendário oficial do Estado de Pernambuco e sua capital. No dia 08 de dezembro, são celebradas missas a cada 2 horas a partir das 0h da madrugada, culminando com a grande procissão, no final da tarde, seguida da missa de encerramento, celebrada pelo Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife e que reúne milhares de fiéis.

Além das procissões na abertura e encerramento, a programação diária da festa apresenta cinco missas e um momento de oração do terço e Ofício da Imaculada. Após a missa do novenário, celebrada por padres de diversas paróquias, acontecem shows religiosos e apresentação de bandas populares, além de artistas de grande destaque no cenário musical pernambucano.

Ao longo dos dez dias, uma multidão de devotos de Nossa Senhora da Conceição rezam, cantam e levam recordações da festa para parentes e familiares. Por ser uma grande celebração popular, o evento envolve a mídia local, sendo objeto de matérias nos principais jornais e veículos de comunicação no estado e do país.

Fonte: Site do Morro da Conceição

Nenhum comentário:

Postar um comentário