segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Pastoral Carcerária conquista o Prêmio Nacional de Direitos Humanos

Da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Olinda e Recife

A Pastoral Carcerária é um dos vencedores da 16ª edição do Prêmio Direitos Humanos promovido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). O Prêmio é a mais alta condecoração do Governo Brasileiro a pessoas e entidades que se destacaram na defesa, na promoção e no enfrentamento e combate às violações dos Direitos Humanos no Brasil. A entrega das honrarias será realizada no próximo dia 13 de dezembro, em Brasília.

A comissão de julgamento, presidida pelo ministro Paulo Vannuchi, concedeu o prêmio à Pastoral Carcerária na categoria "Enfrentamento à Tortura", pelo relevante trabalho dos voluntários na garantia da integridade física e moral dos encarcerados de todo o país.

A Pastoral Carcerária realiza visitas regulares aos presídios ofertando assistência espiritual, afetiva e jurídica aos que ali se encontram privados de liberdade. Recentemente, a Pastoral publicou, também, um relatório contendo denúncias de tortura no sistema penitenciário brasileiro.

Para o coordenador Estadual da Pastoral Carcerária em Pernambuco, o padre Wilmar Varjão, é uma honra para ele e todos que fazem a Pastoral conquistar esse prêmio, pois, trata-se de um "reconhecimento social" do serviço que a Igreja presta aos irmãos encarcerados. Porém, padre Wilmar, alerta que é preciso mais reconhecimento dos leigos e do clero da própria Igreja. "Precisamos de apoio efetivo, não apenas de boca, mas que as pessoas se comprometam com o serviço da Pastoral. É necessário que os padres estimulem suas ovelhas", destacou.

Pernambuco - A Pastoral Carcerária mantém um trabalho sério e comprometido em todas as dioceses da Província Eclesiástica do Estado. Na Arquidiocese de Olinda e Recife, são mais de 40 agentes se revezando para atender todas as unidades prisionais que existem no território arquidiocesano.

De dois em dois meses os coordenadores diocesanos se reúnem para debater juntos os desafios da Pastoral Carcerária e trocar experiências visando o crescimento do serviço em todo o Estado. Para conhecer mais o trabalho da Pastoral Carcerária acesse: http://www.carceraria.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário