quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Lançamento de livro marca abertura de seminário sobre Pastoral Urbana


Foi aberto, na noite de ontem, 9, no Centro Cultural de Brasília (CCB), na capital federal, o Seminário sobre Pastoral Urbana, promovido pelo Instituto Nacional de Pastoral (INP), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O ato de abertura foi marcado pelo lançamento do livro Pastoral Urbana – Categorias de análise e interpelações pessoais.

O livro é resultado do primeiro seminário sobre pastoral urbana realizado pelo INP no ano passado, na sede da CNBB, que agora é repetido para coordenadores diocesanos de pastorais de cidades com mais de cem mil habitantes.

"O que queremos com este seminário é munir os coordenadores pastorais, os secretários regionais e assessores da CNBB, agentes de outros espaços da pastoral urbana e contribuir para o fortalecimento do processo da pastoral urbana", explicou o teólogo e diretor do INP, padre Agenor Brighenti.

Segundo Brighenti, a relevância do seminário está, não tanto no fenômeno do aumento da população urbana, mas na cultura gestada na cidade, que exige uma evangelização inculturada.

"A relevância maior deste seminário deve-se à exigência de uma evangelização inculturada. Nossa cultura, em grande parte, é gestada nas cidades", disse. "A cidade é um grande laboratório de uma cultura que não está só no espaço urbano, mas também no meio rural através dos meios de comunicação social. Conhecer a cultura urbana e a cidade são muito importante", completou.

Para o teólogo, não basta o saber teológico pastoral para dialogar com a cultura urbana. "É necessário e importante ouvir outros saberes para descobrir como encarnar o evangelho".

O secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, exaltou o trabalho do INP e destacou a importância do seminário. De acordo com dom Dimas, o mundo urbano é o grande desafio à pastoral da Igreja.

"O INP tem a finalidade de assessorar a CNBB e as áreas que a própria pastoral encontra como desafiadoras. Sem dúvida a Pastoral Urbana, em seu conjunto, é um grande desafio", sublinhou.

A obra

O livro lançado pelo INP, organizado pelo padre Agenor Brighenti, tem 355 páginas e traz as oito conferências feitas no primeiro seminário sobre pastoral urbana realizado no ano passado. Os temas referem-se às quatro categorias sobre as quais é programado o seminário: o espaço geográfico; subjetividade; midiatização e novas formas de sociabilidade. Os autores dos textos são, respectivamente, professora Maria Adélia Aparecida de Souza e padre Joel Portella Amado; Dalton Barros de Almeida e Edênio Valle; padre Gildásio Mendes dos Santos e Irmã Joana Puntel; Giuseppe Cocco e Degislando Nóbrega de Lima.

Além das conferências, o livro traz um primeiro capítulo, de autoria do padre Agenor, falando sobre a Evangelização inculturada e o mundo urbano, e o último capítulo em que os sociólogos padre Luiz Roberto Benedetti e Brenda Carraza em que tratam da Complexidade como dilema.

O novo livro do INP pode ser adquirido nas Edições CNBB pelo tel.: (61) 2193-3000 ou pelo e-mail:
vendas@cnbb.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. O preço da obra é de R$ 20.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário