quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Encontro Nacional sobre o enfrentamento ao tráfico de pessoas acontece em BH

Teve início na última segunda-feira, 8, em Belo Horizonte (MG), o 1º Encontro Nacional da Rede de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, promovido pela Secretaria Nacional de Justiça. O encontro conta com a participação de cerca de 180 pessoas, vindas de órgãos do Estado, da Sociedade Civil e de Organismos Internacionais.

Durante a cerimônia de abertura, o Ministro da Justiça, Dr. Luiz Paulo Barreto, por diversas vezes, afirmou uma ação coordenada entre o Estado, em suas diversas instâncias, a sociedade civil e os organismos internacionais, frente ao crime do tráfico de pessoas. Da colaboração entre estes segmentos, lembrou o ministro, resultaram boas práticas que foram implementadas no 1º Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. A expectativa do ministro é de que este encontro venha a subsidiar a preparação do 2º Plano.

No decorrer do encontro, três grupos de trabalho foram constituídos, contemplando as dimensões mencionadas, e as atividades que estão sendo desenvolvidas, além de avaliar o Plano atual, também irão direcionar a formação de linhas de ação para o 2º Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

Durante o encontro, estiveram presentes representantes de diversos meios, dentre eles, a irmã Beatriz, da Rede “Um Grito pela Vida” da Conferencia dos Religiosos do Brasil (CRB), representantes do Setor Mobilidade Humana da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Wallace, da Pastoral dos Nômades e Itinerantes, Maria Roselly da Pastoral da Mulher Marginalizada, entre outros segmentos pastorais.

Na prática, isso significa a primeira manifestação pública do Grupo de Trabalho (GT) de enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, recentemente instalado pela CNBB, que expressa a disponibilidade e o desejo da Igreja em contribuir nas iniciativas do estado brasileiro que se coloquem nessa perspectiva.

O encontro termina nesta quarta-feira, 10.

Fonte: CatolicaNet

Nenhum comentário:

Postar um comentário