segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Começam as comemorações pelo Centenário da Arquidiocese

da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Olinda e Recife


As comemorações pelos 100 anos da Arquidiocese de Olinda e Recife tiveram início na na noite do último sábado, 27, com a Santa Missa realizada na Catedral da Sé, em Olinda. O arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido presidiu a concelebração eucarística, que contou com a participação dos vigários-gerais, os monsenhores Lino Duarte e José Albérico Bezerra; além de alguns sacerdotes e diáconos.

Fieis de diversas paróquias estiveram presentes à celebração que marcou a abertura das festividades. Em sua homilia, dom Fernando Saburido contou um pouco da história eclesiática de Olinda e Recife, destacando o trabalho de cada um dos setes arcebispos que o precederam. "Foi durante o período em que dom Luiz Raimundo da Silva Brito esteve a frente da Diocese de Olinda, que conforme decreto do papa Bento 15 a arquidiocese de Olinda e Recife foi criada. É interessante que estamos celebrando o centenário na gestão de Bento 16. Dom Luiz Raimundo também foi o primeiro arcebispo", relembrou dom Saburido.


Vários arcebispos tiveram destaque tanto na vida da Igreja de Olinda e Recife quanto nas lutas políticas ganhando destaque não só no Brasil como no mundo, entre eles dom Helder Camara, dom Vital e dom Sebastião Leme da SIlveira. "Dom Helder Camara chegou aqui num momento muito especial, exatamente no ano da Revolução. Ele foi uma pessoa surprendente. Soube com muita maestria conduzir a Igreja de forma profética. Ele foi, sobretudo, apoiado por seu bispo auxiliar, dom Lamartine," afirmou o arcebispo.

Dom Fernando Saburido ressaltou ainda o período no qual o arcebispo emérito de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho conduziu a arquidiocese: "Eu tenho por ele o maior respeito, a maior consideração pelo seu amor a Igreja, pelo sua dedicação ao serviço do povo de Deus". E acrescentou. "Hoje é o dia em que começa a nossa ação de graças por tudo isso que vem acontecendo ao longo da história".

O vigário-geral da arquidiocese, monsenhor Lino Duarte, autor da música Canta, Igreja de Olinda, presente no CD dos 100 anos da Arquidiocese, cantou sua canção acompanhado do coral, formado pelos seminaristas, e dos fieis presentes na Catedral.

Após a celebração, as pessoas assistiram a apresentação da Orquestra Criança Cidadã. A orquestra apresentou clássicos da música como May Way, de Claude François, Jaued Revaux e Paul Anka e imortalizado na voz de Frank Sinatra, além de Carinhoso, de Pixinguinha e Braguinha. Mas a noite ainda reservava uma surpresa, a apresentação do Bloco das Flores, que levou o lirismo dos carnavais saudosos à Olinda.

Exposição - A programação do centenário continua hoje, 29, com a abertura da Exposição de Arte Sacra da Arquidiocese “100 anos de missão a serviço da vida” e o lançamento do selo comemorativo, às 18h, no Paço Alfândega, bairro do Recife Antigo. A exposição segue até o dia 06 de dezembro.
Apresentação da Orquestra Criança Cidadã
Bloco das Flores


Fotos: Pascom Paróquia Cristo Redentor - Jordão

Nenhum comentário:

Postar um comentário