sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Celam divulga mensagem final do Encontro Sul-Americano das Comissões Episcopais de Catequese


Foi divulgada a mensagem final às Conferências Episcopais, às Comissões Nacionais de Catequese da América Latina e à Secção de Catequese do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam), do Encontro Sul-Americano das Comissões Episcopais de Catequese, realizado entre 17 a 21 de outubro, na cidade de Bogotá, Colômbia. O evento foi convocado pelo Departamento de Missão e Espiritualidade do Celam, Seção Catequese, cujo presidente é o bispo de Rondonópolis (MT), dom Juventino Kestering.
Participaram do encontro, representantes das Comissões de Catequese da Venezuela, Paraguai, Uruguai, Equador, Bolívia, Argentina, Chile, Colômbia e Brasil. Da Comissão para Animação Bíblico-catequética do Brasil participaram o presidente da Comissão, dom Eugênio Rixen, a assessora da Comissão, irmã Zélia Maria Batista e o catequeta do Grupo de Reflexão da Catequese (Grecat), padre Luis Alves Lima. As conclusões e propostas desse importante evento para a Igreja da América Latina estão explicitadas na mensagem final.
No texto, assinado pelos participantes do evento, destaca-se o avanço, por meio da catequese, da ação evangelizadora refletida em alguns pontos: “em garantir o encontro pessoal com Jesus Cristo e o chamado à conversão; ao anúncio do querigma, à tomada de consciência sobre a centralidade da Palavra de Deus na vida e missão da Igreja”, entre outros.
A mensagem sugere ainda alguns passos para colocar algumas convicções em prática. “Dar à Palavra de Deus o lugar central como fonte vital dos processos de catequese e de celebração da comunidade, cultivar uma sólida identidade cristã a partir do dinamismo da Missão Continental, mediante processos de educação na fé baseados nos critérios da Iniciação à Vida Cristã para que assim nossas comunidades sejam missionárias”.


Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário